Metas de leitura para 2013

leitura banner peq

Considerando que já estou atrasada em quase um mês (Fevereiro já está batendo na porta), pode-se considerar minha listinha um tanto ambiciosa, mas como sou cearense, desisto é uma pinóia! Rsrs.

Grande parte da minha lista se resume aos livros que não consegui ler no ano passado, outros que recebi indicações recentemente e alguns clássicos (tarefa de casa, sabe como é).

Primeiro preciso esclarecer que minhas preferências literárias são bem definidas, porém procuro me educar sobre o que não é meu interesse principal, para não ficar bitolada.

Sou apaixonada por romances históricos, literatura russa e inglesa, histórias com conflitos psicológicos, questões sociais e filosóficas. Até gosto de alguns romances contemporâneos e procuro não ter preconceito com o que está na moda. De vez em quando a gente se surpreende com alguma coisa muito boa.

Este ano, estabeleci uma regra que pretendo seguir religiosamente: intercalar a leitura dos meus adorados romances de entretenimento com um pouco de literatura acadêmica.   Por mais que se diga que qualquer leitura vale a pena, a linguagem dos textos técnicos é bem diferente, expande nossos horizontes tanto em relação ao conteúdo em si, como ao desenvolvimento da nossa capacidade de escrever, falar e nos comunicar bem.

A lista não está em ordem de preferência nem em uma sequência obrigatória. Até por que escolho cada livro para ler de acordo com meu estado de espírito no momento. Por isso geralmente leio três, quatro obras ao mesmo tempo.

  • Kill your Friends (John Niven) – Não sei o que esperar desse romance do século 20, que já foi comparado a Psicopata Americano. Trata-se de um executivo da indústria fonográfica que passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer. Se for uma leitura muito doida a la Cosmópolis (Don DeLillo), acho que vou gostar.
  • Agent 6 (Tom Rob Smith) – É o terceiro volume da série Criança 44. Se seguir a linha dos dois primeiros livros da série, será fantástico. O autor escrevia roteiros para a TV britânica, por isso sua narração é dinâmica, os acontecimentos acelerados, de tirar o fôlego. A trilogia conta a história de um ex oficial da MGB, polícia secreta russa, que à medida que tenta desvendar um assassinato em série, se distancia de sua fé no movimento comunista e passa a ser visto como inimigo do Estado. Mal posso esperar para ver como será o desfecho dessa história!
  • Os Irmãos Karamázov (Fiódor Dostoiévski) – Ainda falta vários títulos para completar a obra do Dosto [íntimo assim, é meu escritor favorito, dá licença?] , mas me sinto negligente como fã, por ter procrastinado tanto para ler a obra prima do mestre. Não vou comentar o$ motivo$$$… 😉 Estou ansiosa para pôr minhas mãos e olhos nessa preciosidade e compartilhar minhas impressões com vocês!
  • O Eterno Marido (Fiódor Dostoiévski) – Este entrou automaticamente para a lista simplesmente pelo fato de fazer parte da obra do Dostoiévski, mas pulou várias posições por ter recebido ótimas referências de uma amiga querida. Vamos ver…
  • Dublinenses / Retrato do Artista Quando Jovem (James Joyce) – (Comprei uma edição “Dois em Um”) As melhores indicações de leitura para mim sempre vêm dos próprios escritores. Como assim? Muitas vezes eles fazem referências a seus autores favoritos ou de seus personagens ao longo das histórias, e foi assim que me interessei por James Joyce. Hemingway menciona Joyce várias vezes no livro autobiográfico Paris é uma Festa. Sei que a escrita de James Joyce poder ser desafiadora, mas decidi ver qual é. Me desejem boa sorte!
  • Casa Grande e Senzala (Gilberto Freyre) – Indicação da minha tia historiadora, por que ela sabe o quanto sou interessada na história da formação da nossa sociedade. Da série “Nunca te li, sempre te amei.”
  • Os Miseráveis (Victor Hugo) – Nada como um de meus musicais favoritos prestes a estrear nos cinemas para me incentivar a começar a leitura desse clássico!
  • Na Estrada (Jack Kerouac) – Vi o filme, que foi dirigido pelo aclamado diretor brasileiro Walter Salles, mas como toda adaptação nunca consegue ser 100% fiel à história original, vou conferir direto na fonte. Até por que, uma das coisas que mais me fascina na literatura é a linguagem única de cada escritor. E no caso do Kerouac, especialmente, é imperdível.
  • A Hospedeira (Stephenie Meyer) – Não me interessei por essa história até ver o trailer do filme, que vai estrear este ano. Talvez minha empatia pela atriz protagonista Saoirse Ronan, que na minha opinião é uma das melhores atrizes da nova geração – tenha ajudado a aumentar meu interesse na história.
  • A Pequena Dorrit (Charles Dickens) – Vi a adaptação desse romance para a TV, produzida pela BBC e fiquei apaixonada pela história. Romance de época, com muito derramamento de lágrimas, injustiças, drama, etc. Tudo que eu gosto em literatura! Também é uma boa forma de ser apresentada à obra de Charles Dickens, já que nunca li nenhum de seus livros.

Não incluí na  lista os livros que estou lendo atualmente por que pretendo escrever um post específico para eles. São os seguintes: Jane Eyre (Charlotte Brönte), Memória da Casa dos Mortos (Fiódor Dostoiévski), Doomed Love (Virgílio), 1822 (Laurentino Gomes) e The Bronze Horseman (Paullina Simons).

O que acharam da minha seleção? Vocês também têm uma meta de leitura para 2013?Quais títulos entraram para sua lista? Deixem suas opiniões, indicações e dúvidas!

Comente este post!